Ademir de Ornellas Cypriano

Poeta membro do sindicato dos escritores do RJ e da APPERJ. Membro Correspondente de inúmeras Academias no Brasil e no exterior.
Organizador das coletâneas Sementes do Amanhã. Organizador do Concurso de Poesia Aparício Fernandes e do Concurso de Contos José Louzeiro, de 1980 q 1990. Membro titular das Academias de letras Paranapuã e Itaocarense. Iniciou a vida literária em 1981, no anuário dos poetas de Aparício Fernandes. Participou em mais de 40 coletâneas. Em 1985 , lançou , no Palácio de João Pessoa , na Paraíba , a coletânea Sementes do Amanhã, n° 2 , e Exposição de Pinturas com Poesias.
Atmaismo da artista plástica Lea Oigman e suas poesias, com o apoio do então Governador Wilson Braga e sua secretária Lina Rosa de Pace Coutinho. Participou de inúmeros intercâmbios culturais da ALAP, Portugal, Espanha, Cuba. Lança na Bienal seus livros: Orgasmo Poético, No Cio da Vida e Retazos de Solidad (traduzido para o espanhol pela ilustre mestra, escritora, filóloga Marinalva Freire da Silva de João Pessoa). Amante das artes, da literatura, acupuntura, parapsicologia, sexualidade, reabilitação, terapias alternativas, homeopatia, fitoterapia, florais e argiloterapia. Humanista e Existencialista.
Homenageado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com uma Monção Literária pelos serviços prestados à Cultura em 1995.