sugestao

 

mural

evts


Gorgias de Leontinos
gorgias-leontinos

 

 

Formato 14x21

Numero de páginas 198

ISBN: 987-85-88698-94-9

Autor: Aldo Dinucci

O presente volume contém artigos de Aldo Dinucci sobre Górgias anteriormente publicados em importantes revistas nacionais, junto com traduções suas de obras de Górgias (o Elogio de Helena, a paráfrase do MXG do Tratado do Não-ser e o Epitáfio. A seguir, temos as traduções de outros colaboradores: a paráfrase do Tratado do Não-Ser em Sexto Empírico, por Rodrigo Pinto de Brito e Rafael Huguenin, a Defesa de Palamedes, por Gabrielle Cavalcante, e os demais fragmentos gorgianos, traduzidos por Luís Márcio Fontes.

O livro é resultado de anos de pesquisa sobre o filósofo Górgias de Leontinos. Górgias, ao contrário de Platão, jamais buscou por uma definição do bem e da justiça, seu pensamento se abre para uma miríade de possibilidades, tendo sempre em vista o princípio da ordem social. Esse reconhecimento de Górgias de uma pluralidade de possibilidades para o bem e a virtude tornam seu pensamento absolutamente atual.

De fato, como pensar a pluralidade de costumes, de concepções de família, de orientações sexuais e de governo, senão reconhecendo, ao mesmo tempo, que é legítima a diversidade de costumes e que é preciso que o princípio da harmonia social se mantenha sem a intervenção de donos da verdade que se creem portadores de conhecimento apodítico sobre valores morais e políticos?

O pensamento de Górgias, nesse sentido, nos auxilia a pensar o mundo atual e além e evitar as armadilhas que nos levam para o atraso e para o abandono da civilização.

 

Em breve novidades!

 

 

 

 

publiq

 

Oficina do Livro na Mídia




Oficina Editora - Site em Joomla Php + Css - Design and Otimização por Barutti.com.br