Ode a Mulher

Introdução

(trecho extraído do livro NMvol. 01)

                Muitas personalidades bíblicas femininas perpetuam-se com o decorrer dos tempos. De Eva à Mulher do Apocalipse são tantas e tantos os seus feitos que vale a pena trazê-las à tona num estudo mais detalhado.

               Assim, Sarai, que se torna Sara; Lia e Raquel; Sue; Miriam; Sulamita; Noemi; Rebeca; Zilpha; Dalila; Rute; Ester; Judite…e SOFIA, a Senhora Sabedoria Divina…e passando para o Novo testamento: Maria , Mãe de Jesus; Isabel; Febe; Lídia, Joana & Suzana; Marta & Maria entre outras Marias…

             Umas nobres, ricas, poderosas, outras pobres, escravas, prostitutas… conselheiras, sedutoras, cultas , ignorantes, arrogantes, aproveitadoras…alegres, piedosas , indiferentes, arrependidas, perseguidas, exaltadas e famosas…e ainda mais …as ilustres desconhecidas , porém citadas com destaque, por suas audácias de fé como a hemorroísa, a curvada , a pagã…

              Suas histórias, seus feitos, seus dramas, suas vitórias, os testemunhos de vida que ficam para sempre!

              As virtudes das mulheres bíblicas podem ser perfeitamente trazidas para a atualidade, embora tenham vivido em tempos e realidades diferentes das de hoje. As mulheres, na sua essência, trazem em si semelhanças tão peculiares que não importa a época em que viveram. Suas reações e atitudes fazem parte da característica feminina.

              Trazê-las à vida, relembrá-las, imita-las, admira-las, tê-las por modelo ou não, será um percurso interessante, curioso e por que não proveitoso?

                Nesse passeio pelo tempo, onde até milênios transcorreram, quantas situações se transformaram e outras tantas somente mudaram de cenário!

                 E pensar que tudo começou por causa de uma maça… será?!?

                 Não importa. O que importa mesmo é que esta historia começou por causa de um telefonema, no final de uma monótona tarde de outono, seguido por uma ideia, que como os casos das mulheres aqui relatados, não se perderá em palavras, mas permanecerá na escrita. Não num livro sagrado, mas no livro da vida, da vida de hoje, da nossa realidade.

                 Às vezes, um pouco de atenção ou pretensão podem transformar um certo estado de outono em primavera viva! É… uma árvore imponente, repleta de flores e frutos, convidativa por sua sombra generosa, já foi um dia uma sementinha, quase imperceptível, que caiu por terra e vingou ou nasceu de uma ave passeadora, que oportunamente a semeou num outro jardim mais distante, tão necessitado de tal presente.

                 Esta obra será assim espero, incentivo, ponte ou ponto de partida para que outras histórias se registrem… de outras mulheres já famosas ou nem tão famosas assim, afinal o acaso pode tornar-se um grande caso que merece ser contado.

As autoras aqui reunidas são mulheres de expressão, inteligentes, dinâmicas, integradas no mundo globalizado. Descrevem seus temas com autoridade e veracidade, pois trazem o conhecimento e a experiência no assunto, seja pela posição que ocupam em atividades pastorais, sociais, profissionais, ou pela fase da vida que se encontram. Esse fato faz com que a leitura dessa obra seja enriquecedora e de grande valia.

                   Muitas situações negativas podem ser superadas e até mesmo evitadas quando há esclarecimento e preparo.

                    Ao partilhar situações vividas, podemos muitas vezes alertar, sugerir, encorajar, estimular, direcionar e, e alguns casos, até trazer soluções para assuntos semelhantes, valendo ainda lembrar que muitas vezes nos pegamos citando o ditado popular: “é tudo igual, só muda o endereço…”.

                    Desfrutar intensamente cada etapa da vida, valorizar os pequenos momentos que o dia-a-dia oferece, superar os desafios com fé e coragem, faz parte da arte de viver bem.

Unir, colher, recolher, dar as mãos. Abraçar uma causa, como quem abraça um bouquet. Sentir esse perfume, ser livre, ser feliz. Levar a alegria de viver, de sorrir, de sonhar e voar… Sermos lindas porque amamos, sermos livres porque sonhamos, sermos perfume porque somos, sem dúvida, as mais belas criaturas de Deus.

                      Que esses importantes detalhes nunca se percam na essência de cada mulher. Vida que gera vida! Fonte de luz que gera outras luzes!

                       Intuitivas, fortes, guerreiras, vencedoras e cujo talento mais frequente é o chamado sexto sentido. Mulheres que apelam, esperneiam, choram, sobem em palanques, reivindicam, gritam, rezam… Agitadas, barulhentas, falantes ou silenciosas, criativas…ora isso, ora isto ou aquilo. Mulheres que em todos os tempos, de todas as raças, de todos os tipos, de todas as idades, a exemplo da sábia mãe natureza, viveram, até mesmo sobreviveram, mas não desistiram de semear e plantar para colher seus frutos.

                       “Nós Mulheres” é uma obra escrita por mulheres cristãs, que unidas à fé desempenham seus papeis na família, no trabalho, na igreja, na sociedade…

                         Tem por objetivo ressaltar a figura bíblica feminina, sua força, seus talentos, dons e, em especial, a importância dada a ela por Deus. Após um comentário sobre a Mulher Bíblica escolhida pela autora de cada capitulo, segue-se um tema importante par a mulher atual.

                          Os temas desenvolvidos estão presentes na realidade da mulher de hoje, trazendo sugestões de como lidar com os problemas, dificuldades e situações tão comuns entre nós.

                           Não se trata de uma obra “feminista”, nem muito menos “machista”. Trata-se de um conjunto de assuntos femininos e atuais. É importante valorizar o papel da mulher cristã, que tem consciência de seus valores e dons concedidos por Deus para construir um mundo mais digno.

                           Assim como é importante valorizar e resgatar tradições que vão e perdendo diante das novidades provenientes do avanço industrial e tecnológico, é preciso também ponderar, adequar e mesclar os inúmeros conceitos novos de vida, que surgem com a globalização. Unidas pelo mesmo objetivo, reunimos nossa contribuição por meio desse livro.

                          Estou feliz, muito feliz, pois sei que essa obra elaborada por mulheres de expressão e escolhidas por Deus para essa missão, será de grande importância para você, cara leitora.

                          Os assuntos reunidos certamente colaborarão em sua jornada pessoal, familiar, profissional, social e espiritual na qual estão atuando.

                          Acredito ser importantíssimo nos reunirmos, trocarmos experiências, para que nossos relatos e testemunhos edifiquem a vida de muitas outras mulheres.

                          Desejo, querida leitora, que Deus a abençoe com os dons do Espirito Santo e que você seja plenamente feliz.

                           Com o meu carinho e desejo de muita Paz.

                                                                                              Silvia Bruno Securato

Deixe o seu comentário